NOME: SANTOS ATLETICO CLUBE
FUNDAÇÃO: 15/08/1889
CIDADE: SANTOS/SP
SITUAÇÃO: CLUBE SOCIAL
HISTÓRIA: Nome oficial, Santos Atlético Clube. Mas todos o conhecem como Clube dos Ingleses, com a tradicional sede no bairro do José Menino.
No início do século XX, ser como os ingleses era a grande aspiração da classe média. O footing pelas ruas centrais da cidade, passear, fazer compras e tomar chá foram hábitos incorporados; falar inglês era chique, o cultivo e a exportação de orquídeas eram exemplos da marcante presença inglesa no país. Mas, foi na arquitetura a grande influência inglesa: monumentos de ferro e tijolos aparentes são encontrados na cidade, destacando-se a estação de passageiros da São Paulo Railway..
Os jogos de cricket e tênis, as partidas de golfe e as corridas de cavalos passaram a ser grandes eventos sociais. Começam a surgir os clubes ingleses, as escolas e igrejas. E é, justamente nesta época, no mês de agosto de 1889 que, um grupo de ingleses, praticantes do críquete, resolve fundar um clube para a prática esportiva, o Clube dos Ingleses, chamadoSantos Athletic Club. Após a I Guerra, a influência americana se torna mais marcante e, após a II Guerra Mundial diminui a presença britânica no país.
A prática do críquete, originada na Inglaterra no séc. XV, torna-se um hábito britânico na cidade. Destes jogos de críquete, realizados na praia, surge a idéia de se fundar um clube atlético. Como tantos outros clubes da época, organizados sem sede social, um grupo de ingleses, liderados pelo australiano Alexander Kealman, reuniram-se nos escritórios da firma Naumann Gepp & Co e lá elegeram a primeira diretoria do Santos Athletic Club, no dia 15 de agosto de 1889.
Esta diretoria era composta pelo presidente, W. Ellis; vice-presidente W. S. Baillie; secretário, A. Miller; tesoureiro: A. Sell, e os diretores: J.W. Kempster, E.U. Broad e C.H. Tross.
A cidade, que contava com 20 mil habitantes e 2.000 casas, no início do ano de 1889, assistiu a epidemia de febre amarela, que grassava por toda a região.
Contam as lembranças do clube que, tendo sido marcada uma partida de críquete em São Paulo, o Santos Athletic Club viu seus jogadores serem acometidos pela doença e, em função disto, estabeleceu como suas cores oficiais: azul, do céu; amarelo, da febre; e preto, do luto. É certo que, em fins de maio de 1889, o surto da febre amarela, após vitimar 733 pessoas, abrandou e, o Sr. F.S. Hampshire ofereceu Rs 940$000 (novecentos e quarenta mil réis), em nome da colônia inglesa, ao Hospital Beneficência Portuguesa, a fim de demonstrar a gratidão dos ingleses pelo atendimento e tratamento de saúde que receberam nos dias mais dramáticos do surto.
E, desde o dia 8 de janeiro de 1898, quando a Associação Santos Athletic Club registrou seus Estatutos Sociais e estabeleceu individualidade jurídica, estas são as cores que passaram a figurar como distintivos do clube.
Em 27 de novembro de 1930, nova assembléia geral ordinária para mudanças no Regimento Interno, e A. Richards propôs então o início de estudos para a fusão do Anglo American Club ao Santos Athletic Club, como forma de resolver as dificuldades financeiras. Porém muito tempo se passou até que as questões jurídicas da fusão fossem solucionadas. A completa fusão desses clubes foi definida na reunião de 8 de julho de 1932.
a primeira partida do Santos Football Club, fundado em 1912, foi realizada no dia 15 de setembro desse ano, contra o Santos Athletic Club, no campo da Avenida Ana Costa. Para surpresa dos ingleses, o Santos venceu de 3 a 2. Exigindo revanche, os ingleses disputaram um segundo jogo e ocorreu nova vitória dos santistas, que emplacaram 1 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário